top of page

ARQUITETURA URBANISMO & ENGENHARIA

LÍGIA MARIA BERGAMASCHI BOTTA

 DÉCIO CARLOS BOTTA

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela UFRGS em 1969 e em Pós-Graduação em Urbanismo em 1971, atuou como professora de graduação da mesma instituição durante 25 anos.


A multiplicidade nas áreas de atuação é característica da arquiteta. Durante seus 43 anos de profissão, tem atuado em diversos campos, em especial com Planejamento Urbano, Paisagismo, Projeto Arquitetônico, Desenho Urbano e, inclusive, arquitetura de interiores e design.

 

Sua atuação no Plano Diretor de Porto Alegre, de 1969 a 2000 esteve focada em especial a questões macro-estruturais da cidade. Trabalhos de planejamento de estrutura e desenho urbano e paisagismo permearam em toda a sua carreira urbanística.


A oportunidade de projetar parques urbanos iniciou com o Parque Saint'Hilaire, em 1974, em Porto Alegre. Recentemente elaborou anteprojetos paisagísticos pelo interior do estado (Parque Urbano em Bom Retiro e Parque Ambiental de Ilópolis).

 

Há 19 anos vem trabalhando em Consultoria de Planejamento Urbano, com destaque ao estudo de viabilidade metropolitana do RS para instalação da indústria automobilística FORD no município de Guaíba. Logo a seguir, o plano paisagístico de todo complexo industrial.

 

Participou também dos estudos iniciais para a implantação do Gasoduto Uruguaiana x Região Metropolitana.

 

Em programação visual, elaborou projetos completos para hospitais com áreas de 15.000m², incluindo pictogramas, diagramações indicativas, cores e placas direcionais internas e externas. São os hospitais Madre Joana de Gusmão (em Florianópolis), o Hospital Geral de Florianópolis, o Hospital Geral de Joinville e o Hospital Geral de Chapecó, no estado de Santa Catarina, e no Rio Grande do Sul, em 2001, o Hospital Geral de Caxias do Sul, vinculado à UCS.

 

Nos projetos arquitetônicos e de interiores tem buscado na sabedoria milenar da arquitetura japonesa a arte de fazer o "máximo no mínimo". Busca compatibilizar alternativas de ocupação otimizada dos espaços, a clareza e a essência da arquitetura minimalista, imprecindíveis nos empreendimentos atuais, viabilizando também metragens reduzidas para famílias com necessidades e exigências cada vez maiores em menores áreas.

 

Apresentou ambientes na Casa Cor RS em 1999, 2000, 2001, 2002 e 2003, e Casa Digital em 2004.

 

Em todos estes projetos, a arquiteta inseriu elementos com programação visual de sua autoria, assim como a arte final de seus folders.

Formado em Engenharia Civil pela UFRGS em 1969 e em Pós-Graduação em Urbanismo em 1971, na mesma instituição. Teve uma excelente experiência como estagiário no DNOS de 1964 a 1968.

 

Consolidou seus conhecimentos em drenagem, terrplanagem, redes hidráulicas e redes pluviais nos anos em que trabalhou nas prefeituras municipais de Porto Alegre e Novo Hamburgo de 1969 a 1972.

 

Em 1973 iniciou sua própria empresa de engenharia. A Área Engenharia Ltda. era uma empresa inicialmente voltada a obras de infraestrutura de redes de telefonia subterrânea. Em 1975 iniciou a construção de pré-fabricados, com tecnologia própria, tanto para obras públicas com privadas. (armazéns para estocagem de grãos, escolas, ginásios esportivos). A construção de prédios com tecnologia tradicional também ganhou impulso nessa época transitando entre concreto armado e estruturas metálicas.

 

Surgiram oportundades de projetos e loteamentos onde, além dos estudos de viabilidade urbanística e para implementação de vias, projeto geométrico e geotécnico das mesmas assim como o acompanhamento de obras para a implementação destas.

 

Na área técnica, o engenheiro também sempre responsabilizou-se pelos projetos complementares em suas obras como: estrutural, elétrico, hidráulico e de telefonia. Sendo muitos de grande porte. Fiscalizava as obras desde a sua implementação até o "habite-se".

 

Em 1993, sua empresa passou por uma reformulação de amplitude em sua arbangência com a denominação de Metrenge-Metro Engenharia Ltda.

 

Sob esta denominação, construiu inúmeras agências bancarias, escolas, centros esportivos etc em várias cidades do estado do Rio Grande do Sul.

 

Tem uma larga experiência acumulada ao longo dos anos em laudos técnicos de estabilidade estrutural em patologias construtivas ou em prédios danificados por sinistros e/ou com  problemas construtivos.

 

Atualmente vem dedicando-se intensamente a avaliações de valor de imóveis e cálculos de valor de aluguel em ações revisórias. Em laudos e perícias de insalubridade e periculosidade atua também como assistente técnico e perito.

bottom of page