top of page

CASA COR 2002

          A Casa Cor/RS 2002 trouxe aos profissionais participantes uma idéia maravilhosa coordenada por Elisabeth Wey, membro da CECAL/SP: a temática Cor. Com cores prospectivas e distribuídas entre os vários ambientes, coube à  lavanderia integrar o grupo flora, com: o verde maçã, o verde galho e  o escama (próximo do aço escovado). A beleza das tonalidades recebidas foi de tal forma envolvente que  conduziu todo o projeto desde o lançamento do layout. Para o primeiro segmento, onde estão localizados o patamar e a bancada de apoio foi destinado o verde galho, executado com o silestone verde medeia.  A área intermediária compreendendo as tarefas de passar roupa e a escada, no verde maçã, foram feitos em silestone verde stellar. Junto  à janela, o setor escama, onde as máquinas de lavar e secar da Brastemp da linha Inox, juntamente com  os armários Dellano no mesmo tom compõe o terceiro segmento cromático em harmonia com a cortina Luxaflex 16mm em prata escovado. O esquema de cores foi ajustado também às propostas verticais. As paredes e teto foram completamente laminadas com o "forro" Medabil que à partir deste projeto é promovido à status de revestimento. O material  encaixa perfeitamente, tanto pela sua resistência à umidade, por ser de PVC, como esteticamente, por permitir modular com graça e pertinência. Forro, rodaforro, parede e roda-pé são identificados pelas diversas nuances criadas, tom sobre tom. Assim, a escala cromática recebida foi totalmente absorvida da definição inicial do projeto como também nas etapas subseqüentes:

 

- na escolha das toalhas de rosto e banho;

- no bordado dos lençóis;

- na encomenda dos sabonetes verdes  com fragrância de maçã;

- na cor dos tipos de sabão em pó  em recipientes  de vidro armazenados em armário suspensos Dellano com vidro Cinex;

- sobre as máquinas e tanque, jarras e medidores de cristal com amaciante na mesma gama de cores;

 

          Este ambiente projetado pela Arq. Ligia Maria Bergamaschi Botta teve a colaboração da Arq. Fabiane Azevedo de Souza. Os desafios, entretanto, não foram poucos: o pé direito de 4 metros em um espaço de 3 m por 4 metros, o piso com rebaixamento de 75 cm. em relação ao térreo e a inexistência de patamar junto a porta. Esses obstáculos foram contornados com soluções peculiares e pertinentes. O patamar de silestone, com 3 metros de cumprimento e 75 cm. de profundidade transforma-se em bancada de apoio à esquerda da passadeira.

 

         Por força da necessária acessibilidade, foi tal patamar alargado para 1,40m, oportunizando a inserção de gavetas sob a escada, aumentando sensivelmente a capacidade de armazenamento do recinto.  A proposta de 2 máquinas de lavar e de secar respondem aos desejos da proprietária de separar as roupas brancas das coloridas.

 

          A bancada para passar roupa "brilha" em seu silestone stellar e ao sobrepor-se ao nível do patamar deixa filtrar entre elas luz que destaca suas tonalidades. Ao fundo, a fenda de 6 cm. de profundidade e 1 metro de largura favorece o perfeito passar das peças grandes que escorregam para prateleira 50 cm a baixo. Também é possível passar roupas pequenas no tampo que desdobra magicamente de uma gaveta, módulo especial assinado pela grife Dellano, patrocinadora e fornecedora dos móveis.

 

         O tanque foi especialmente projetado pela arquiteta para o evento, executado pela B&D Vidros, tratando-se de peça única. Com 1  metro de largura, 60 cm de profundidade e 90 cm de altura, foi totalmente executado em vidro 20 mm transparente. Sua configuração é proporcionada por segmentos de vidros planos à 90º, com declividade coerente com a função de lavar, assim como das necessidades para sua sustentação. São colados com UV e encaixados em lâminas laterais também de mesma espessura. Outra inovação da arquiteta foram os carrinhos metálicos, com rodízio, para deslocamento das roupas passadas, no plano superior e as por lavar no inferior. Para execução de cada um, foram adaptadas duas gavetas padrão da própria Dellano.  A estrutura e o sistema de suporte das gavetas são mínimos, para possibilitar o look clean e a leveza no manuseio.

 

         A decoração das paredes está vinculada aos desenhos dos painéis da Medabil e dos desníveis propositalmente   criados no forro. Dois posters onde a temática água e flora são explorados  com pingos e gotas d'água  gentilmente caindo em folhas cor de relva.

 

           É um projeto organizado  geometricamente, buscando na simetria e/ou no contra-ponto sua base em estilo contemporâneo. A iluminação da La Lampe é coadjuvante no destaque das imagens, cores e equipamentos. O complemento final é dado pela leveza dos ventiladores transparentes da Via Vento.

PROJETO COM A COLABORAÇÃO DA ARQ. FABIANE AZEVEDO DE SOUZA - CAU 00A1010298

bottom of page